Translate this Page



Redes Sociais 

  

Link do autor 

 

                                                                       

 Total de visitas 

 

super bowl 2021 on amazon prime

Personangens da História de Nova Lima I
Personangens da História de Nova Lima I

AUGUSTO DE LIMA

     Antônio Augusto de Lima (Nova Lima, então Congonhas de Sabará, 5 de abril de 1859 — Rio de Janeiro, 22 de abril de 1934) foi um jornalista, poeta, magistrado, jurista, professor universitário e político brasileiro.

     Foi nomeado promotor do Termo de Leopoldina, e, em 1885,  juiz municipal. Em 1889 foi nomeado promotor de Direito de Conceição da Serra, no Espírito Santo, onde permaneceu até 1890, quando deveria seguir, no mesmo posto, para Dores de Boa Esperança, em Minas, acabando por ser escolhido chefe de polícia do Estado, em Ouro Preto.

     Foi nomeado Presidente (Governador) de Minas Gerais em 1895, ocasião em que propôs a mudança da capital para Belo Horizonte. Empresta o seu sobrenome a Nova Lima que o homenageia com o seu nome.

 

GEORGE CHALMERS

     Engenheiro inglês. Quando recém formado procurou os escritórios da Saint Jonh D'el Rey Mining Company em Londres, se apresentou com um plano para a reabertura da mina principal que se achava paralisada deste o terrível desastre de 11 de novembro de 1867.

     Este homem com inteligência e trabalho abriu novas minas, construiu usinas geradoras de eletrecidade, reabriu a Mina Grande, construiu uma linha férrea eletreficada, ligando Nova Lima a Raposos.

     Ao adquirir a Fazenda da Jaguara, em Matozinhos, doou o maravilhoso conjunto do de entalhe em madeira da capela local executada pemo Meste Aleijadinho, transferindo-a para a Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Nova Lima.

 

CORONEL ARISTIDES

     Aristides de Paula Ferreira a Villa Nova de Lima no início da década de 1890. Empregou-se na firma Magalhães e Cia. (Comércio Varejista fundada no início da década de 1860 pelos portugueses Antônio Pereira Borges e os irmãos Manuel e Agostinho de Barros taveira).

     Aristides se casou com a filha do patrão, a senhorita Olga Magalhães Mascarenhas em 1894. A empresa passou a girar sob o nome de fantasia de Casa Aristides, e a partir daí, prosperou. Filiais foram abertas em Honório Bicalho, Raposos e outros locais.

 

topo